Notícias e mídia

Equipamentos, Volvo

17.11.2016

Volvo Construction Equipment lança no Brasil a EC750DL, sua nova escavadeira de grande porte

“Ter máquinas maiores e com maior capacidade é muito importante, principalmente na atual conjuntura econômica, mais restritiva e competitiva”, complementa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “Estamos garantindo uma gama ampliada de equipamentos maiores, mais produtivos, que contribuam para aumentar a rentabilidade de nossos clientes e aumentar a produtividade nas operações”, diz. A EC750DL é um equipamento dirigido para escavação massiva, para operações que exigem grandes movimentações e desagregação de materiais diversos, como rochas e minérios. “É uma máquina extremamente versátil, que também pode atender uma série de outras aplicações”, observa o diretor.

 

Maior produtividade

A capacidade da caçamba da EC750DL é 10% superior à versão anterior, passando dos 4 metros cúbicos (m³) para os atuais 4,4 m³. A potência do motor aumentou 11%, assim como a potência hidráulica cresceu 10%. A maior potência hidráulica contribuiu decisivamente para aumentar a vazão hidráulica em 3%, garantindo maior velocidade nos ciclos e também uma elevação de 9% na força de escavação. “É um equipamento de grande porte para quem precisa de grande produtividade”, destaca Capato.

Outro importante avanço da nova EC750DL em relação a sua antecessora é o aumento de 6% na força de tração. “Ela pode vencer mais facilmente aclives e rampas”, observa Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America. Mesmo com tanto aumento na produtividade, a nova escavadeira ficou mais econômica. “Equipada com o sistema ECO patenteado pela Volvo, o modelo diminui o consumo de combustível em 5%”, diz Masashi Fujiyama, representante de produto da Volvo CE Latin America. “É um modelo projetado com tecnologia de ponta, com o objetivo de garantir maior eficiência, robustez e durabilidade”, resume.

 

Menos consumo e emissões

Certificado pela regulamentação Proconve MAR-1, o motor Volvo D16 da EC750DL tem baixas emissões, desempenho superior e menor consumo de combustível. Possui bicos injetores de altas pressão e precisão, controlados eletronicamente para otimizar o desempenho do equipamento. “O avançado sistema automático de marcha lenta reduz a rotação do motor quando a alavanca e os pedais estão inativos, economizando combustível e diminuindo os ruídos internos e externos da cabine”, explica Fujiyama.

O sistema elétrico é bem protegido e de alta capacidade. Os principais relês e válvulas solenoides são para aplicações pesadas. O monitoramento é avançado, via Contronics e Matris, sistemas Volvo que fornecem informações importante para diagnóstico.

Cada conjunto de esteiras da EC750DL é acionado por um motor de translação de duas velocidades, com modo automático ou manual. Os freios das esteiras são de discos múltiplos, acionados por mola e liberados hidraulicamente. O motor de translação, o freio e as engrenagens estão bem protegidos no interior da estrutura.

 

O novo sistema eletro-hidráulico e a nova Válvula de Controle Principal usam tecnologia inteligente para controlar a demanda de vazão para as elevadas produtividade e capacidade de escavação. O sistema inclui as seguintes funções:

 

Sistema de soma de fluxos (Conflux): Combina o fluxo de ambas as bombas hidráulicas para assegurar tempos de ciclo rápidos e elevada produtividade.

Prioridade da lança: Dá prioridade à operação da lança para levantamentos mais rápidos ao proceder ao carregamento ou ao executar escavações profundas.

Prioridade do braço: Dá prioridade à operação do braço para tempos de ciclo mais rápidos no nivelamento e para maior enchimento da caçamba durante a escavação.

Prioridade do giro: Dá prioridade às funções de giro para operações simultâneas mais rápidas.

Sistema de regeneração: Impede a cavitação e fornece vazão aos outros movimentos durante operações simultâneas para maximizar a produtividade.

A espaçosa cabine Care Cab proporciona um ambiente de trabalho confortável, com controles posicionados ergonomicamente, um assento com suspensão, e o baixo nível de ruído interno. A EC750DL traz ainda o AMS, um sistema de gerenciamento de implementos que possibilita memorizar os dados de fluxo hidráulico de até 20 implementos diferentes.

 

Manutenção e monitoramento

A manutenção da máquina é facilitada, pois todos os filtros e pontos de engraxamento estão agrupados e são de fácil acesso. O exclusivo sistema eletrônico de monitoramento da Matris também recebeu aprimoramentos.

Além de tudo, o CareTrack, sistema de telemetria híbrida (satélite e celular) da Volvo, permite uma gestão de frota mais eficiente. É possível saber em tempo real exatamente onde e como o equipamento está trabalhando, identificar e antecipar eventuais diagnósticos e falhas, pontos de melhorias e prever a manutenção com antecedência, e ainda reduzir o consumo de combustível. Com o CareTrack é possível também diminuir o tempo em que a máquina fica ligada sem trabalhar e ainda baixar o relatório Matris.

Fonte: Assessoria de Comunicação Volvo