Notícias e mídia

Volvo

14.12.2018

Sinergia logística

Para que a Volvo CE possa agregar ainda mais valor aos clientes durante todos os estágios do ciclo de vida dos seus equipamentos, é fundamental contar com uma operação logística extremamente eficaz. Com o objetivo de aprimorar processos e compartilhar boas práticas, representantes da Volvo CE LA, da rede de distribuição e de áreas de suporte do Grupo Volvo (IT, Finanças e SML – Service Market Logistics) participaram de um workshop em Curitiba (PR) no último mês de novembro.

O evento foi aberto pelo presidente da Volvo CE LA, Luiz Marcelo Daniel, que enfatizou a importância da sinergia logística para atingir o objetivo estratégico de ser líder em disponibilidade e utilização de equipamentos. Durante três dias, os participantes debateram uma ampla pauta que incluiu temas como o planejamento colaborativo de demanda e sazonalidade, a gestão eficiente de estoques, o equilíbrio entre o investimento em inventário e o nível de serviços, o potencial de ferramentas como o sistema de gerenciamento de inventário MMI (Manufacturing Managed Inventory), a gestão do fluxo de transporte de peças e novos fluxos de envio direto de peças ao distribuidor, entre vários outros assuntos.

Rodrigo Padilha, responsável pela área de SML (Service Market Logistics), apresentou a atuação de seu departamento e como ele está apoiando os processos de planejamento de demanda, administração de estoques e sazonalidade. “Somos responsáveis pela gestão de estoques e pelos Centros de Distribuição que atendem a todas as áreas de negócios do Grupo Volvo na América Latina. Buscamos atuar de forma cada vez mais integrada e próxima das áreas internas e da rede de distribuição. Espera-se que o mercado retome um ritmo de crescimento em 2019, e precisamos estar preparados. Nossa equipe está comprometida em apoiar os distribuidores nos fluxos de montagem de estoques e logística de envio de componentes, em sintonia com as especificidades e o grau de maturidade de cada unidade”, ressalta.

O compartilhamento de boas práticas também integrou a agenda do evento. Nesse sentido, os distribuidores Tecnoeste, Tracbel e Linck trouxeram cases envolvendo práticas logísticas inovadoras e bem-sucedidas. A Tecnoeste apresentou o inovador “Parts Truck”, uma caminhonete equipada com um técnico, ferramentas de diagnóstico e peças de reposição que vai até o cliente, buscando reduzir o tempo de atendimento e de máquina parada. A iniciativa foi lançada em outubro e está em teste na região de Poconé (MT). Alberto Meyer, Diretor de Pós-venda da Tecnoeste, ressalta a importância de se discutir em conjunto as estratégias envolvendo aspectos logísticos como a gestão de estoques. “Com estoques bem geridos, conseguimos agregar mais valor aos clientes e melhorar nossa performance. Após o workshop, decidimos contratar um profissional dedicado exclusivamente a essa função, que até então era responsabilidade do gerente de peças.”

Além de ampliar o conhecimento sobre a área de logística, o workshop intensificou a sinergia entre a Volvo CE, seus distribuidores e as áreas de suporte internas. “Essa conexão pessoal é muito importante. Depois de três dias juntos, analisando as ferramentas disponíveis, compartilhando boas práticas e discutindo oportunidades, todos saíram mais confiantes para trabalharem alinhados e contribuírem com o objetivo corporativo de posicionar a Volvo CE como líder em disponibilidade de equipamentos”, conta Maria Teresa Souza, responsável pelo suporte e gestão de inventário da rede de distribuição da América Latina da área de Parts Logistics – Hub América Latina.